Mockup_Livro_Aberto.png

Você acha importante incentivar as crianças e adolescentes a reconhecerem suas emoções, valorizarem a amizade, o afeto e o respeito entre as pessoas? Você acredita que uma das formas de se fazer isso é através do mundo da leitura, das brincadeiras e dos contos infantis? Foi por acreditar nessa ideia que Maria Vilela George escreveu seu primeiro livro de estória infantil – "O Laço que Virou Abraço". Um livro que traz de forma lúdica, um olhar sobre as emoções, sobre o relacionamento entre as pessoas e com o meio onde vivem.
Aqui, um pouquinho do que você encontrará nas páginas cheias de cores e emoção:
Você já imaginou um vilarejo onde os habitantes são fitas e carretéis de todos os tipos? Um lugar onde se pode ver a magia acontecer quando corações se unem num abraço? Onde as crianças podem sentir a grandeza de valores como a amizade, o respeito e a importância da empatia na interação com as pessoas? 
Essa é a proposta do livro “O Laço que virou Abraço”.

  O Livro: “O Laço que virou Abraço”  

Método Lumen

Nossa História

Tudo na vida tem uma história. Se olharmos agora para a roupa, os acessórios que estamos usando, poderemos constatar que esta afirmação é verdadeira! Então aqui quero contar um pouquinho como nasceu o Método Lumen Educacional, por meio do livro

“O Laço que Virou Abraço”.
 

Bem, vamos à história...

lu.jpg

Na madrugada de 7 de Janeiro de 2019, que surgiu a ideia de escrever um texto em homenagem à uma professora. E assim nascia “O Laço que Virou Abraço”, livro escrito em homenagem à Professora Luciane Ribeiro Vilela. Lú, como era chamada, foi professora do ensino público fundamental na cidade de Campinas, em São Paulo. Ela amava seus alunos, acreditava no valor da Educação na vida das pessoas, prezava a amizade verdadeira, acreditava nos dons de cada um e era solidária com os que sofriam.

Ela dizia que os livros de histórias infantis eram suas ferramentas de trabalho e que eles a ajudavam além da alfabetização, eles a auxiliavam no desenvolver das habilidades sócio emocionais das crianças. Suas aulas sempre eram recheadas de surpresas, diversão, e muito afeto. Lu estava no auge de sua vida pessoal e profissional quando aos 38 anos descobriu que estava com leucemia e depois de 2 meses veio a falecer. Seu trabalho é lembrado por colegas, alunos e pais de alunos que reconhecem seu verdadeiro amor pelas crianças e pela Educação. 

Depois do livro, criei dois jogos o "Lumen Kids - Descobrindo as Emoções"  e o "Reescrevendo sua História". Depois disso, muita coisa aconteceu e, finalmente, nasceu o Método Lumen Educacional que destina-se  a auxiliar a criança  pequena e a criança interior de cada um de nós a descobrir e a reconectar com as emoções.  

 

Este método é composto por 3 pilares:

- Os Contos e Metáforas 

- O Lúdico

- Auto Expressão 

 

Para escolas, empresas e instituições.

Para profissionais do Desenvolvimento Humano.

Cada um desses pilares são estudados e trabalhados durante a formação dos facilitadores e multiplicadores do Método Lumen Educacional. 

maria_lumenkids.jpg
maria_lumenkids.jpg

​Este jogo foi criado pelo desejo de ver a  criança - pequena e a criança que vive dentro de nós -  vivendo as emoções através do lúdico de forma leve. As crianças de hoje vivem num mundo da automacidade onde tudo é imediato. Os pais querem o melhor para seus filhos e para isso não medem esforços para ver os filhos felizes. Muitos deles fazem o impossível para livrar as crianças de frustrações do dia a dia. Com isso, muitas das emoções são encobertas pelos bens materiais, pela punição ou anulação do que se sente.  A criança manifesta através de seu comportamento o que foi lhe foi dado em excesso ou  escassez, como por exemplo, o tempo, a atenção, o limite, a valoração, Assim, idealizei esta ferramenta para que as crianças possam vivenciar as emoções, conheçam a diferença entre o agir e o re-agir, desenvolvam a empatia, a auto-estima e sintam-se seguras para falar sobre suas emoções por meio do jogo da mémoria onde  elas contam histórias e interagem entre si!   
O jogo Lumen Kids é indicado para escolas, empresas, instituições, educadores, pais e profissionais focados no desenvolvimento humano.  Alguns dos benefícios são:  
• Engajamento no aprendizado: O aprendizado torna-se interessante ao inserir o lúdico no contexto. 
• Fomenta o comportamento positivo: os participantes do jogo se sentem seguros para descobrir e  vivenciar suas emoções. 
• É uma ferramenta didática e lúdica que aborda o emocional de forma simples e segura.
• Este jogo aprimora  a capacidade das pessoas se conhecerem melhor e assim, obter sucesso na escola, carreira e na vida.

  Lumen  Kids - Descobrindo as Emoções  
Jogo Caixa e dados.jpeg

Quando entramos em um avião, antes de decolarmos, são passadas instruções de segurança sobre como agir na falta de oxigenação na cabine, onde máscaras cairão automáticamente para que o adulto coloque em si primeiro para depois ajudar a criança ou quem estiver ao seu lado. Esta metáfora me direcionou a desenvolver uma ferramenta para que as pessoas ao entrar em contato com suas histórias de vida (conscientes ou inconscientes),  que servem de barreira para o seu bem estar, possam ressignificá-las. Assim, nesta oficina,  os contos, metáforas e histórias de vida são permeados pela ludicidade,  como forma de desatar os “nós  emocionais”. Os participantes envolvem-se na magia e deixam-se levar nesta trilha do descobrir-se. Esta ferramenta pode ser utilizada no consultório por terapeutas, por profissionais dedicados ao desenvolvimento pessoal e de carreiras. Os jovens também podem se beneficiar desta ferramenta uma vez que o jogo auxilia o inter e intra relacionamento. 

  Lumen - Reescrevendo sua História